Header Ads


I Bike Paper à Descoberta do Património da Trofa

NT

A chuva que caiu na manhã de domingo, 28 de setembro, não demoveu as centenas de betetistas de percorrerem o concelho à descoberta do património da Trofa.

Casa da Cultura da Trofa, Igreja Paroquial de Santiago de Bougado, Alminhas de Santa Bárbara, Igreja Paroquial do Muro, Castro de Alvarelhos, Igreja Paroquial de Alvarelhos e de Guidões, Monte de S. Gens e Igreja Matriz de S. Martinho de Bougado foram alguns pontos de passagem obrigatória para os betetistas que percorreram 30 quilómetros. Em cada paragem, os participantes eram postos à prova com perguntas sobre o património envolvente.

O Bikepaper levou os participantes pela rota dos principais pontos patrimoniais do concelho, dando a conhecer o património edificado, permitindo-lhes descobrir a história da Trofa.

Afonso Couto faz parte da União de Ciclismo da Trofa e achou que seria “engraçado” participar nesta atividade, por ser “divertido, porque anda-se pelo meio do monte e é melhor do que ficar em casa”. Como parceiro de equipa escolheu o pai, tendo que esperar pelo progénitos “umas quantas vezes, mas aguenta-se”.

O Bikepaper “À descoberta do património da Trofa” foi organizado pelas associações e grupos dedicados ao ciclismo e tinha dois percursos à disposição, um de sete quilómetros e outro de 30 quilómetros preparado para os atletas mais experientes.

O presidente do Clube Cicloturismo da Trofa, José António, afirmou que as equipas percorreram “vários pontos escolhidos do nosso património para obriga-las a conhecer essas pontos”, sendo que cada equipa, de dois ou três elementos, foram “classificadas mediante as chegadas” e os três primeiros lugares foram premiados. “Foi muito bom embora o tempo não ajude e impede que haja muito mais gente, principalmente aquela gente que vem para o lazer, que saiam de casa. Mas foi bastante positivo e ficamos muito contentes com a participação que temos até ao momento”, concluiu.

Reportagem em O Notícias da Trofa

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.