REGULAMENTO III RAID BTT DA TROFA
REGULAMENTO III RAID BTT DA TROFA
Artigo 1º - Organização
1.1
A organização deste passeio é da
responsabilidade da União de Ciclismo da Trofa. Foi adoptada a denominação de III
Raid BTT da Trofa;
1.2
A concepção, desenho, promoção e organização da
prova conta com a entidade promotora a Câmara Municipal da Trofa, dos
patrocinadores Trifitrofa, Publiduplo, Trofinox e com os media Trofa TV,
Notícias da Trofa e Correio da Trofa.
1.3 O
III Raid da Trofa realiza-se no dia 29 de Outubro de 2017.
Artigo 2º -
Caracterização do evento
2.1 O raid é de cariz lazer activo.
Deste modo haverá registo dos tempos e ordem de chegada, sendo que os 3
primeiros classificados serão premiados, conforme Artigo 9º deste regulamento;
2.2 O raid será composto por dois percursos, na qual a opção
do percurso a cumprir é efetuada no ato do preenchimento da inscrição on-line.
2.2.1
Raid BTT com um percurso de aproximadamente 55km com nível de dificuldade
física e técnica média / alta;
2.2.2
Mini Raid BTT com um percurso de aproximadamente 35km com nível de dificuldade
física e técnica baixa / média;
2.3 Os percursos estarão divididos nas seguintes categorias
masculino e feminino:
2.3.1 Categorias do mini raid
·
Geral (masculino e feminino) + 16 anos;
·
Sub 20 (masculino e feminino) 16 a 20 anos;
·
Elites (masculino e feminino) 21 a 29 anos;
·
Master 30 (masculino e feminino) 30 a 39 anos;
·
Master 40 (masculino e feminino) 40 a 49 anos;
·
Master 50 (masculino e feminino) 50 a 59 anos;
·
E-Bikes;
·
Fat Bikes.
2.3.2 Categorias do raid
·
Geral (masculino e feminino) + 16 anos;
·
Sub 20 (masculino e feminino) 16 a 20 anos;
·
Elites (masculino e feminino) 21 a 29 anos;
·
Master 30 (masculino e feminino) 30 a 39 anos;
·
Master 40 (masculino e feminino) 40 a 49 anos;
·
Master 50 (masculino e feminino) 50 a 59 anos;
2.4 A prova será limitada a 500 participantes;
2.5 O local de partida e chegada de ambos os percursos é Parque
Sr.ª das Dores;
2.6 Os participantes terão obrigatoriamente de completar o
raid num tempo máximo de 06h00 horas, isto é o controlo da meta ou chegada encerrará
às 15h30;
2.7 Em caso de abandono, e de forma a colaborar com a
localização rápida do atleta, é obrigatório que cada participante dê o mais
rápido possível a informação da sua identidade, localização no percurso e a intenção
do que vai fazer, a qualquer elemento da organização que encontrar no percurso
(viaturas, controlos passagem). Só desta forma a organização poderá ficar
informada e poderá prestar com eficiência a devida assistência e informação aos
familiares e acompanhantes que se encontrarem no secretariado.
Não deve circular em sentido oposto ao da competição e deve
proceder de acordo com as informações da organização. A organização não será
responsabilizada por qualquer acidente ocorrido na via pública, durante a
deslocação para o local de chegada, por outro caminho que não o da organização;
2.8 É permitido o uso de bicicletas
E-Bikes, existindo uma categoria (E-bikes) para este tipo de bicicletas. No
entanto, as bicicletas E-Bikes não contam para efeitos de classificação geral e
por categorias e só poderão inscrever-se no mini raid;
Artigo 3º -
Participantes
3.1 A prova é aberta ao público em geral, com idade igual ou
superior a 16 anos e com a sua inscrição devidamente validada;
3.2 Os menores de 18 anos deverão enviar previamente à
organização o Termo de Responsabilidade assinado pelo encarregado de educação e
acompanhado de cópia do Bilhete de Identidade / Cartão do Cidadão do mesmo;
3.3 O Termo de Responsabilidade encontra-se no site www.raidbttdatrofa.pt devendo ser
efectuado o respectivo download e correcto preenchimento, o qual será
obrigatoriamente enviado por e-mail para inscrições@classificacoes.net;
3.4 No ato da inscrição o participante terá de optar de uma
distância a percorrer;
3.5 A cada participante será
fornecido um dorsal intransmissível, (contendo o numero de inscrição e os
contactos telefónicos para caso de emergência ou pedido de apoio), a qual será
afixado na sua bicicleta de forma visível durante todo o percurso
3.6 A cada participante também será
fornecido um identificador eletrónico (chip) também ele intransmissível, que
deverá ser colocado na parte lateral da forqueta / suspensão e que fará a
cronometragem do percurso. O chip será levantado no secretariado, no horário
indicado no artigo 5º e cada participante deve entregar, como caução, um
documento de identificação que será devolvido no final do raid após devolução
do chip. A perda do chip implica o pagamento de 100€ à entidade gestora de
tempos;
3.7 Ao longo do percurso existirão vários
postos de controlo com localização desconhecida dos participantes. Só será
atribuído tempo de prova desde que passem em todos os postos de controlo;
3.8 Os participantes do raid que
não passarem até determinado posto de controlo (sensivelmente a meio) antes das
12:00 serão desviados pelo percurso do mini raid, sendo por isso
desclassificados;
3.9 Serão atribuídos tempos de
prova e classificação aos participantes do raid e mini raid que tenham provas
de terem passado nos postos de controlo;
3.10 Os participantes devem respeitar os horários
estabelecidos, para que se possam confirmar as inscrições e a partida à hora
prevista;
3.11 A inscrição de qualquer participante pressupõe a
aceitação de forma incondicional do presente Regulamento;
3.12 Os participantes devem respeitar o percurso e não andar
em sentido contrário;
3.13 Os participantes devem respeitar e salvaguardar o meio
ambiente circulando pelo percurso que estará devidamente assinalado e evitar
provocar poluição, não deixando lixo nos locais de passagem e imediações. O não
cumprimento deste ponto levará à desclassificação do atleta caso seja presenciado
por um elemento da organização;
3.14 A preparação e condição física de cada participante são
da responsabilidade do próprio;
Artigo 4º - Inscrições
4.1 As inscrições decorrem de 29 de Maio até às 24h do dia 25
de Outubro, ou quando for atingido o limite de participantes, estando abertas a
qualquer participante que cumpra com o Artigo 3º do presente regulamento e nas
seguintes condições:
4.2 Inscrições no site http://www.raidbttdatrofa.pt;
4.3 A inscrição será paga através de pagamento referência
multibanco;
4.4 Uma vez efectuado o pagamento da inscrição, será
atribuído o respectivo dorsal a cada participante, que comprova a aceitação da
inscrição por parte da Comissão Organizadora;
4.5 Preço da inscrição:
·
Mini Raid (35km) e Raid BTT (55km): 10,00€;
4.7 O valor da inscrição no Raid e Mini Raid inclui:
·
Dorsal
·
Chip eletrónico
·
Seguro desportivo com as coberturas legalmente
exigidas
·
Brinde / recordação
·
Abastecimentos sólidos e líquidos (reforço)
·
Banhos
·
Lavagem de bicicletas
·
Assistência ou socorro em caso de acidente
·
Assistência mecânica no reforço;
·
1 Bifana e 1 bebida no final da prova.
4.8 Não haverá lugar a devolução dos valores pagos, em caso
de desistência ou impedimento de participação;
4.9 Todas as trocas de Inscrição, ou alterações à
inscrições apenas são permitidas até à data limite das Inscrições.
Artigo 5º Programa
28 de Outubro:
14h às 19h – Secretariado para entrega de dorsais com chip
eletrónico
29 de Outubro:
06h30 – Abertura do secretariado
08h30 – Fecho do secretariado
08h30 – Abertura do controlo de partida
08h50 – Briefing
09h00 – Partida do Mini Raid e Raid
11h00 – Chegada prevista do primeiro atleta do mini raid
12h00 – Chegada prevista do primeiro atleta do raid
13h00 – Entrega de prémios do Mini Raid
13h30 – Entrega de prémios do Raid
16h00 – Encerramento das actividades
Artigo 6º Decorrência do evento
6.1 O percurso será feito
predominantemente por trilhos florestais, caminhos agrícolas e estradas
municipais do concelho, dando assim a conhecer a todos os participantes as paisagens
e freguesias da Trofa. O trajecto é aberto a outros veículos, pelo que todos os
participantes devem obrigatoriamente respeitar o código da estrada;
6.2. O percurso será devidamente
marcado com recurso a fitas sinalizadoras, placas com indicações e marcações no
chão;
6.3 A
grelha de partida será organizada em 6 boxes com o limite máximo de 100
participantes em cada uma. A distribuição dos atletas pelas boxes será
realizada em função da data da realização do pagamento;
6.4 A Organização reserva todos os direitos de imagem do
evento (fotográficas e vídeo), as quais poderá ceder, comercializar ou
publicar, sem restrições por parte dos participantes;
6.5 À Organização não poderá ser imputada qualquer
responsabilidade quanto às consequências de infracção às leis, regulamentos e
códigos em vigor, praticadas por qualquer participante;
6.6 À Organização não poderão ser imputadas quaisquer
responsabilidades no que respeita a acidentes e suas consequências, quer tenham
sido causados pelos participantes, quer tenham sido estes as vítimas, para além
da cobertura do seguro de acidentes pessoais / seguro de responsabilidade civil
contratado;
6.7 A Organização reserva-se o direito de aplicar sanções,
que poderão implicar a exclusão do raid, a qualquer participante que não
respeite o presente regulamento e/ou as instruções dos elementos do staff da
organização;
6.8 Cada participante em prova é obrigado a levar capacete,
para a prática de ciclismo, e colocado corretamente. Caso um participante se
desloque no circuito com o capacete mal colocado poderá ser parado pela
organização e obrigado a colocar o capacete corretamente. Os participantes que
se desloquem montados ou a pé no circuito deverão ter sempre o capacete
colocado;
6.9 Cada participante é responsável pela utilização de roupa
e outro equipamento, adequado às condições meteorológicas previstas para o
local;
6.10 Os participantes que seguem
montados nas bicicletas terão precedência sobre atletas que levam a bicicleta à
mão. Os participantes que não sigam montados na bicicleta deverão deslocar-se
junto da berma do caminho, e em passagens estreitas desobstruir a via quando se
aproximar um atleta montado na bicicleta;
6.11
Os participantes que se pretendam ultrapassar outro atleta deverão dar
indicação vocal da sua passagem, indicando o lado pelo qual querem passar
(direita, esquerda). O participante que ultrapassa deverá ter os cuidados para
não provocar acidentes;
6.12 A utilização de atalhos ou a
saída do circuito num ponto e a entrada noutro ponto distinto leva à
desclassificação do evento;
6.13 O Raid disputa-se em circuito
aberto e as artérias principais por onde os participantes passam poderão estar
condicionadas, mas não cortadas, por esse motivo recomenda-se aos participantes
que sigam as instruções dos elementos da organização e que cumpram as regras do
código da estrada;
6.14 Os participantes podem ser
assistidos, por qualquer pessoa, em qualquer ponto do percurso. Os participantes
que recebam assistência devem colocar-se na berma do caminho e não obstruir a passagem;
Artigo 7º - Seguros
Os participantes no III Raid BTT da Trofa ficam segurados durante
o período de realização da prova pela Apólice de Acidente pessoais nº
14.00071852 da Companhia Açoreana Seguros, à qual correspondem os seguintes
capitais:
.Morte ou Invalidez Permanente.................. 38.800,00
Eur
.Despesas de Tratamento.............................
4.850,00 Eur
.Despesas de Funeral....................................
3.880,00 Eur
Artigo 8º - Segurança
8.1 Ao longo de todo o percurso
existirão diversos veículos (ambulâncias, motos, e carrinhas) devidamente
identificados como Organização para o acompanhamento e apoio necessários;
8.2 Durante o percurso existirão
equipas de socorro.
8.3 O percurso está aberto ao movimento
de outros veículos pelo que todos os participantes deverão obrigatoriamente
respeitar as regras de trânsito;
8.4 Aconselhamos muita atenção às
placas sinalizadoras dos cruzamentos, perigo e das descidas perigosas;
Artigo 9º Prémios/Troféus
9.1 Haverá prémios monetários para
os 3 primeiros classificados da geral do raid (55km) e do mini raid (35km) masculino
e feminino:
Raid (55km):
·
1º classificado: 100,00€
·
2 º classificado: 75,00€
·
3º classificado: 50,00€
Mini Raid (35km):
·
1º classificado: 75,00€
·
2 º classificado: 50,00€
·
3º classificado: 25,00€
9.2 No mini raid (35km) serão
entregues “Troféus” individuais aos três primeiros classificados das seguintes
categorias:
·
Geral (masculino e feminino);
·
Sub 20 (masculino e feminino);
·
Elites (masculino e feminino);
·
Master 30 (masculino e feminino);
·
Master 40 (masculino e feminino);
·
Master 50 (masculino e feminino);
·
Bicicletas e-Bikes (só aos 3 primeiros);
·
FAT Bike (só aos 3 primeiros)
9.3 No raid (55km) serão entregues
“Troféus” individuais aos três primeiros classificados das seguintes
categorias:
·
Geral (masculino e feminino);
·
Sub 20 (masculino e feminino);
·
Elites (masculino e feminino);
·
Master 30 (masculino e feminino);
·
Master 40 (masculino e feminino);
·
Master 50 (masculino e feminino);
9.4 Atribuição de camisola amarela
ao vencedor masculino e feminino da classificação geral do raid (55km), para
que no próximo ano possa voltar para defender o título;
9.5 Haverá prémio de um leitão para
a equipa mais numerosa e devidamente equipada (jersey e calções) e no dia do
evento terão que se identificar ao speaker para validação do prémio. Em caso de
empate em número de participantes, o modo de desempate será o seguinte:
·
1º Idade média mais baixa;
·
2º A melhor classificação da geral do raid do
primeiro atleta entre as equipas;
·
3ª A melhor classificação da geral do mini raid
do primeiro atleta entre as equipas;
9.6 Os prémios só serão entregues
aos concorrentes que se apresentem pessoalmente na cerimónia protocolar. Os
premiados que não estejam presentes nestas cerimónias perderão o direito aos
prémios que lhes estiverem destinados, sem que, por isso, se verifique qualquer
alteração, quer na classificação, quer nos prémios destinados aos restantes
concorrentes;
Artigo 10º -
Publicidade e Imagem
10.1 Os participantes são livres de
captar imagens fotográficas e vídeo do evento;
10.2 Os participantes podem afixar
no seu vestuário pessoal, na bicicleta e capacete, qualquer inscrição
publicitária de marcas, produtos e empresas;
10.3 A Organização do evento, respectivos
patrocinadores e as entidades que colaboram na organização deste evento desportivo,
reservam-se o direito de utilizar livremente em todos os países e sob todas as
formas, a participação dos concorrentes, assim como os resultados por eles
obtidos;
10.4 O evento poderá ser gravado em
vídeo e/ou fotografado pela organização do evento e jornalistas para posterior
aproveitamento publicitário;
10.5 Os participantes que tiverem
alguma restrição quanto ao uso da sua imagem, deverão notificar a organização.
Caso contrário, estarão automaticamente a autorizar o uso em qualquer tempo,
independente de compensação financeira.
Artigo 11º - Casos Omissos
11.1 Compete exclusivamente à Comissão Organizadora aprovar
qualquer correcção do presente regulamento, que considere oportuna, a qual será
divulgada na página da prova na internet e no secretariado no dia do evento;
11.2 Os casos não previstos neste regulamento, assim como
todas as eventuais dúvidas originadas pela sua interpretação, serão analisadas
e decididas pela Comissão Organizadora.
Trofa,
11 de Abril de 2017
A
Comissão Organizadora
Sem comentários